<< Voltar     


Cachaça Herança Mineira

Vencedor em Mercado - Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas) - 2021

Data de lançamento: 21/01/2021

Categoria: Bebidas Alcoólicas

Tags: cachaça, Obah Design, vidro, MPEs, tradição, cultura, mineira

Vencedor: Obah Design (www.obahdesign.com.br)
Design: Obah Design
Convertedor: Digital Express / Ready Etiquetas / Vavek Ind. e Com. de Bebidas Ltda.
Brand owner: Herança Mineira


País: Brasil


Primeiro, um nome que traduzisse o conceito HERANÇA MINEIRA, gerando um projeto carregado de história e que trouxesse SÍMBOLOS DE MINAS GERAIS: 13 BENS QUE REPRESENTAM O ESTADO, alguns tombados como patrimônio cultural, ilustração feita por artista de rua e tampa de madeira reaproveitada dos barris. Temos a tampa recortada a laser a partir da madeira dos barris descartados, a impressão do rótulo em papel Ipanema, apresentando uma textura nobre, com impressão a laser e hot stamp aplicada em uma espessura superfina (1 mm), além do alto relevo, gerando acabamento rico em detalhes nas ilustrações.

Devido ao custo de investimento, buscamos garrafas prontas no mercado, selecionando fornecedores com formatos mais nobres. Demos preferência a garrafas quadradas e cilíndricas, não sendo as básicas de cachaçarias, algo remetendo mais aos whiskies e destilados nobres. Papel Ipanema é um papel nobre. Todas as garrafas selecionadas trazem ótimo aproveitamento de espaço, empilhamento, logística e gôndolas. Dois modelos selecionados trazem redução de custos em caixas de transportes, gerando o que denominamos caixas genéricas. O recorte da tampa personalizada ficou apenas no acabamento das rolhas.

Vidro bem estruturado, rótulo bem aplicado e adesivo sintético, proporcionando mobilidade na rotuladeira. Acabamento fosco. Lacre de segurança termoencolhível. Simplicidade e objetividade no produto, deixando o design livre e responsável por contar a história e representar a qualidade. História e cultura. Cada item da família de produtos recebeu o nome de 1 dos 13 Bens que representam MG: barril, namoradeira, viola, copo lagoinha, etc., a Viola é tombada como patrimônio cultural de Minas. Ilustração feita por um artista mineiro de rua. A tampa carrega o perfume da madeira, tonel.

Como tratamos de um lançamento, as embalagens, sem dúvida, abriram portas para a marca, tanto de novos PDV quanto para a nova estrutura do marketing, que passou a ter elementos para investir no digital e campanhas. Iniciamos com 4 rótulos e já estamos preparando os 9 demais. Atingimos 6X o esperado.

Em relação à sustentabilidade, o vidro da garrafa, reciclável e reutilizável. Algumas de nossas garrafas com as tampas de nossas próprias madeiras de barris descartados. (Despertando o perfume da madeira e cachaça). Além de infográficos sinalizando a reutilização no verso da embalagem.

Ver maior em nova página